Capacitação sobre alcoolismo para profissionais da atenção básica

Alda Martins Gonçalves, Ana Cláudia Porto, Paula Gonçalves Assunção, Thaís Moreira Oliveira, Thales Philipe Rodrigues da Silva

Resumo


A prevalência do consumo de substâncias psicoativas tem aumentado em todo o mundo. O uso de drogas se torna, hoje, um problema mundial que ameaça os valores políticos, econômicos e sociais. O alto consumo de álcool, com consequente agravamento de problemas clínicos, sociais e econômicos é um problema entre os moradores de um aglomerado de Belo Horizonte, denominado Vila Acaba Mundo. Este trabalho analisa o curso de capacitação sobre alcoolismo, realizado com os profissionais do Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima, responsáveis pela Equipe de Saúde da Família na Vila. Para desenvolver o curso em questão, foi adotada a metodologia da teoria freireana. Durante o curso os participantes relataram suas experiências profissionais vivenciadas na Vila, possibilitando associar teoria e prática através das discussões e trocas de experiências. Os participantes do curso consideraram que a capacitação foi um espaço importante para o aprimoramento dos conhecimentos sobre o alcoolismo.

Palavras-chave


Alcoolismo; Capacitação Profissional; Promoção da Saúde; Saúde Mental.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

Departamento de Saúde Pública/Centro de Ciências da Saúde/UFSC

CEP: 88040-970

FLORIANÓPOLIS-SC

E-mail: cbsm.abrasme@gmail.com

Telefone: (48) 3721-9388
Fax: (48) 3721-9388

 

 

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/ Brazilian Journal of Mental Health ISSN 1984-2147, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.