Análise do impacto ambiental gerados no ciclo de vida de um tecido de malha

Adriana de Paula Lacerda Santos, Diego Sanches Fernandes

Resumo


A demanda crescente por novos produtos faz com que as organizações direcionem seu foco no desenvolvimento de novos produtos com maior rapidez e responsabilidade, tanto sociais quanto ambientais. Esta nova perspectiva abre espaço para a metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV) para permitir a sua interação com o processo de desenvolvimento de novos produtos a fim de avaliar os possíveis impactos gerados ao meio em que está inserido, permitindo também ser uma ferramenta de marketing na qual a empresa declara sua responsabilidade com o meio ambiente. A indústria têxtil é de relevante posição no contexto mundial, pois, tecidos são utilizados por toda população e seu consumo per capita é representativo, desta forma, este trabalho apresenta uma ACV para um tecido de malha 100% algodão com o uso da ferramenta de ACV SimaPro 7.3.2, apresentando dados sobre os impactos gerados em sua produção e reflexões para possíveis melhorias no setor.

Palavras-chave


Análise de Ciclo de Vida; Tecido de malha; Desenvolvimento de Produto.

Texto completo:

PDF/A


e-ISSN 2175-8018


Creative Commons License
IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com ou ijie@contato.ufsc.br